É bom ver tantos jovens catequistas querendo saber mais do que já sabem. É bom perceber que estão partindo para o estudo da fé e assumindo a missão de ensinr seus companheiros de idade.
- Jovens transmitindo o Evangelho aos outros jovens, se quiserem assumir o ministério da catequese para instruir seus colegas na fé, podem ter certeza que sofrerão pressões de todos os cantos. Se o fizerem por amor à Igreja e com desprendimento, chegarão à idade adulta com a paz de quem pensou o tempo todo em Jesus e na Igreja católica como um todo.
- Alguém repercutiu para vocês, e vocês agora querem repercutir para outros que Jesus esteve aqui, foi para o Pai, mas continua conosco, se quisermos. E, o que é importante: de reconciliados estão se tornando reconciliadores. Não há catequese sem penitência e sem perdão. Escutem o grito do Papa Bento XVI: "Avancem para as águas mais profundas". O Papa está pedindo mais profundidade na Igreja. Talvez porque esteja vendo que em toda a parte há pessoas brincando de ser catequistas, sem nunca ter lido os documentos da Igreja.
- O Papa quer jovens e gente mais culta e mais profunda para dar catequese. Especialmente, os jovens que são tão curiosos e querem saber tanta coisa. Pois que saibam e conheçam melhor a sua Igreja. Catequista vive da boca que anuncia, mas antes precisa viver dos olhos que lêem e aprendem. Vocês jovens devem mostrar a verdadeira face da Igreja.
Texto baseado no artigo "Catequistas que vão a fundo" (Pe. Zezinho)
Dia do Catequista 2011
Concentração Arquidiocesana
dos Catequistas
A paz de Cristo Jesus esteja com vocês!
A Equipe Arquidiocesana Bíblico-Catequética realiza no dia 28 de agosto, Dia do Catequista, das 7h30 às 12h, na paróquia Santa Maria Goretti, Rua Júlio de Mesquita, 360, em Ribeirão Preto (SP), a Concentração Arquidiocesana de Catequistas.
O encontro terá como tema “O ser do catequista: sua formação humano-cristã. Trabalhando a partir do texto de Lucas: o Bom samaritano” com a assessoria do padre Jordélio Siles Ledo, especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro do Centro de Formação Permanente (Cefope) da Academia de Letras do Grande ABC e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da matriz Sagrada Família, em São Caetano do Sul.
Carta convite da Equipe de
Animação Bíblico-Catequética
Ribeirão Preto, Agosto de 2011.
Caríssimos Padres e irmãos Catequistas! A paz de Cristo Jesus esteja com vocês!
Neste mês de agosto, lembramos que todos somos vocacionados do Pai, através do chamado que Cristo nos faz a segui-Lo, como discípulos e missionários, no amor e na fidelidade de sua missão.
Queremos convidá-lo (a) para CONCENTRAÇÃO DE CATEQUISTAS ARQUIDIOCESANA, no dia 28 de agosto, dia do catequista, das 7h30 às 12h, no salão da Paróquia Santa Maria Goretti, na cidade de Ribeirão Preto; momento que nos acolhe como Igreja Particular, nas alegrias e esperanças destes novos tempos de missão. Estará conosco partilhando de suas experiências PE. JORDÉLIO SILES LEDO, CSS, especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, professor do Curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade de Goiás, membro de Formação Permanente (Cefope) da Academia de Letras do Grande ABC e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da matriz Sagrada Família, em São Caetano do Sul.
O encontro terá como tema: “o Ser do catequista: sua formação humano-cristã. Trabalhando a partir do texto de Lucas: o Bom Samaritano”.
Faremos o lanche comunitário
Levar Bíblia.
Levar Bíblia.
QUE POSSAMOS MOTIVAR NOSSOS CATEQUISTAS NA ALEGRIA E PARTICIPAÇÃO. CONTAMOS COM O APOIO DOS PADRES E COORDENADORES DE CATEQUESE PARA NOS ORGANIZAR E PARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA CONCENTRAÇÃO ARQUIDIOCESANA.
Que Deus vos abençoe e vos guarde!
Pe. Marcelo Machado, Flávio Veloso
e Equipe Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética
0 comentários:
Postar um comentário