A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã e religiosa do jovem e também apoio importante no processo de adaptação para a vida em sociedade e na Igreja. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais. A ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os jovens ao mundo do vício e das futilidades.
A semana que se inicia com o Dia dos Pais (14 a 21 de agosto) é a escolhida como Semana Nacional da Família, que quer ajudar a reforçar os laços familiares de nosso povo, proporcionando, assim, que as células saudáveis do tecido social ajudem o nosso corpo a viver melhor.
O Documento de Aparecida consta que “família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e é patrimônio da humanidade inteira. Em nossos países, uma parte importante da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam diretamente a instituição familiar. Em nossa condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que esta situação seja transformada e que a família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja”. (DAp 451).
Celebrando em nossas comunidades e redes de comunidade a Semana Nacional da Família, a Igreja no Brasil quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso, é fundamental um olhar atento, dirigido com carinho, afeto e atenção à família, patrimônio da humanidade e tesouro dos povos.
Assim tudo isso é de grande importância a participação da juventude nessa semana, pois a base de um jovem é sua família.
__________________________________________________________________________________
A paróquia São João Batista, em Sertãozinho, realiza de 13 a 20 de agosto, a Semana Nacional da Família.
17/08 (quarta-feira) às 19h30min - Os jovens evangelizando as famílias
Teatro com a equipe de jovens
Local: Centro de Convivência da paróquia São João Batista
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Abertura da Semana da Família 2011
“Família, pessoa e sociedade”
Com a Semana da Família, celebrada de 14 a 20 de agosto, a Igreja busca promover e externar o apreço à família e convidar as comunidades a refletirem sobre a qualidade dos relacionamentos familiares. Com o tema “Família, Pessoa e Sociedade”, a abertura da Semana da Família na Arquidiocese aconteceu em concelebração eucarística, no dia 11 de agosto, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP). A concelebração contou com a presença dos padres Luís Fernando C. Gatarosso, Juliano Gomes, Francisco Jaber Zanardo Moussa, Cláudio Pires Marçal, Rodrigo César da Silva, Amauri Sergio Marques e José Carlos Rossini; de casais representantes das foranias, da Pastoral Familiar Arquidiocesana, do ECC – Encontro de Casais com Cristo e ENS – Equipes de Nossa Senhora. O “Coral Jovem Novo” da paróquia São Lourenço, com ao menos 40 integrantes, animou a liturgia com os cantos. No início da concelebração a imagem da Sagrada Família foi trazida até o altar por uma família, seguida do banner do cartaz da Semana da Família.
O propósito desta celebração consistiu na abertura e na reflexão sobre o tema da semana da família. “Nós nos reunimos junto de Jesus Cristo eucarístico para abertura arquidiocesana da Semana da Família, e queremos aprender o que significa ser família e suas implicações na sociedade. Aprender com Jesus o que é ser família dentro da Igreja enquanto comunidade de fé. A motivação desta celebração é pedir a Deus que abençoe, conceda saúde e paz para as nossas famílias”, explicou o assessor do Setor Família e Pastoral Familiar, padre Luís Fernando Carnielli Gataroso.
0 comentários:
Postar um comentário