É com grande alegria que hoje vos falo sobre um projeto de redescobrimento de nossa missionariedade, o Projeto SIM (Ser Igreja em Missão), sendo esta missão assumida diante de nosso Batismo, fundamento de toda nossa vida cristã. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão”, assim junto a Cristo nos tornamos missionários de nossa tão amada Igreja.
Pode-se dizer que o Projeto SIM idealizado pelo nosso Arcebispo Dom Joviano, teve seu início em 2007 quando em comemoração do centenário da criação da Diocese e o cinqüentenário da Arquidiocese de Ribeirão Preto celebradas em 2008 lançou-se este projeto com o objetivo de “desenvolver uma ação missionária permanente, que nos leve a anunciar o Evangelho e a abrir as portas do coração e de nossas comunidades às pessoas, na situação em que se encontram”.
Iluminados pela palavra de Deus e guiados pelo Espírito Santo, ao assumirmos verdadeiramente este projeto, somos lançados a fazer de nossa vida cristã, de nossa missão cotidiana e de nosso amor para com o próximo testemunho do Evangelho de Cristo.
Desde sua criação, há quatro anos atrás, Dom Joviano quis, mais uma vez, que fossemos agraciados por Deus e disséssemos com fé e com entusiasmo SIM a missão que assumimos pelo nosso Batismo. É com grande pesar que nem todos aderiram ao projeto, pois assumi-lo requer que saiamos de nosso comodismo, que abramos os olhos e os nossos corações aos nossos irmãos mais necessitados.
Pelo Projeto SIM somos convidados a acolher a todos, e principalmente, ir ao encontro das pessoas onde quer que elas se encontrem. Aderir este projeto em nossas vidas, em nossas paróquias, movimentos, grupos e pastorais é simplesmente compreender que a razão da existência da Igreja é simplesmente e puramente evangelizar. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura!” (Mc 16,15).
É claro que, assim como todo caminho que percorremos, encontraremos as curvas a se revelar em grandes dificuldades, mas é com toda a certeza que junto a Cristo poderemos arder em fé e caridade e fazermos de nossa vivência cristã verdadeiro testemunho do Evangelho. Apenas diga SIM ao projeto de Deus na sua vida, aceite que és um missionário e que sua salvação é resultado do seu viver como batizado.
Vinicius Cestari
Coordenado Grupo Missionário João Paulo II
Paróquia Santa Rita de Cássia Batatais
0 comentários:
Postar um comentário