A melhor idade
“Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno”. (1Jo 2,14)
Perguntaram-me qual seria a idade mínina para alguém entrar para um grupo de jovens. A questão de idade é relativa, mas em se tratando de jovens, a idade seria 17 anos. Muitas vezes, adolescentes e jovens encontram-se num mesmo grupo.
Uma questão vital. A questão deve ser considerada no âmbito da Pastoral orgânica. Em nossa arquidiocese, contamos com o Plano de Ação Pastoral que indica caminhos. A juventude é uma de suas prioridades. O grupo de jovens não pode isolar-se, fechar em si mesmo, mas deve estar aberto e articulado com as diversas pastorais, sobretudo a familiar, a batismal, a eucarística e a crismal. Muitos grupos de jovens não foram para frente devido ao fato de não se relacionarem com as forças vivas da comunidade eclesial. O Setor Juventude está aí para facilitar esta articulação.
O ideal seria organizar grupos para adolescentes. E, para isso, já contamos com os encontros preparatórios para a Crisma. Aqueles e aquelas que já realizam a Primeira Eucaristia seriam os candidatos naturais para a formação dos grupos de adolescentes que têm como eixo a ação do Espírito Santo na vida dos discípulos de Jesus e da Igreja, povo de Deus.
Quando não for possível ainda organizar o grupo de adolescentes, seria conveniente, pelo menos, constituir para eles uma equipe, a fim de que pudessem tratar de questões relativas à fé na adolescência.
O importante em tudo isso é não perdermos a meta: levar jovens e adolescentes ao encontro pessoal com Jesus Cristo e a serem discípulos missionários. A experiência da Crisma pode e deve ser um momento significativo deste encontro com Cristo Ressuscitado, pelo dom do Espírito Santo que é derramado em nossos corações. E o grupo de jovens a instância apropriada para acolher a juventude e partir em missão.
+ Joviano de Lima Júnior,sss
0 comentários:
Postar um comentário