-=SACRAMENTOS=- Batismo

 A missão que o Senhor nos confiou: "Ide... fazei discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19).
 Os ministros ordinários do Batismo são o bispo, o sacerdote ou o diácono. Em caso de necessidade grave, qualquer pessoa - mesmo não estando batizada - pode administrá-lo, desde que queira fazer o que faz a Igreja (cf. CIC 1256).
 O Batismo faz-nos também participantes do sacerdócio de Cristo, da sua missão de sacerdote, profeta e rei, isto é, permite-nos oferecer-nos com ele ao Pai, testemunhar o Evangelho e consagrar o mundo a Deus: é o sacerdócio comum dos fiéis. O Batismo apaga o pecado original, opera o perdão dos pecados, torna-nos filhos de Deus, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, membros da Igreja.
A Igreja chama ao Batismo tanto as crianças como os adultos. As pessoas que se batizam pela Igreja em idade adulta passam por uma fase de aprendizagem da fé.
Mergulha-se três vezes o catecúmeno na pia batismal, ou derrama-se por três vezes a água sobre a sua cabeça, enquanto se pronunciam as seguintes palavras: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Nas Sagradas Escrituras João Batista tinha pregado um Batismo de água e de arrependimento, a fim de preparar a vinda do Messias, e Jesus quis receber este Batismo de João no rio Jordão como "o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). Jesus deu-nos o Batismo no Espírito, a fim de que todos os homens possam renascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus (Jo 3, 5).

1 comentários:

Vinicius Martins Cestari disse...

É uma pena que hoje alguns de nossos sacerdotes e leigos tenham ministrados tal sacramento de forma errônea, sem que se tenha uma devida “catequização”. Nossa realidade exige-nos que a ministralidade de nossos sacramentos sejam de forma coerente e coesa, para que não tenhamos adeptos por faixada e sim por quererem assumir verdadeiramente a missão de serem “batizados”.
Em dados momentos causa-me a impressão de estarmos mendigando cristãos, e é uma impressão não só pessoal, mas compartilhada por algumas outras pessoas. A crise religiosa que assola a Europa e faz com que Igrejas deixem de serem templos de oração e adoração e passem a ser “Museus” é a mais pura caracterização de uma má ministralidade de nossos sacramentos, e essa não é a Igreja que Jesus Cristo quis.

Postar um comentário

DICAS PARA USAR O BATE-PAPO

- INSERIR SEU NOME:

Do lado direito do bate-papo aparece uma
palavra em Inglês com um símbolo verde
do lado, clique nessa palavra e aparecera um
campo para você digitar seu nome,
depois clique em ok.

- MUDAR DE IDIOMA:

Na parte inferior clique no bate papo, clique
em um desenho do planeta saturno,
abrira um site, na parte superior desse site
tem um palavra escrito language, clique nela
aparecera a opção para você troca de idioma,
mude para português, feche o site e atualize o Blog.

Bate Papo Setor Juventude

Arquivo do blog