A Jornada Mundial da Juventude, realizada de 18 a 21 de agosto, em Madri, na Espanha, ainda repercute na vida dos jovens de todos os países e principalmente do Brasil. A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos por mais de 100 mil jovens, no dia 18 de setembro, no Campo de Marte, em São Paulo, no evento Bote Fé. Os símbolos da JMJ percorrerão as dioceses e arquidioceses de todo Brasil e paises da América do Sul.
Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, os símbolos da JMJ, estarão presentes na Jornada Missionária, no dia 23 de outubro, no Ginásio Docão, em Sertãzinho.
Vamos reviver mais um relato de um jovem de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto que esteve na JMJ. Trata-se de Leonardo Medeiros, confira a entrevista:
Leonardo Vendrusculo
Idade: 17 anos
Escolaridade: Colégio Auxiliadora - 3º do Ensino Médio
Comunidade que participa: paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Vila Tamandaré, em Ribeirão Preto
Escolaridade: Colégio Auxiliadora - 3º do Ensino Médio
Comunidade que participa: paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Vila Tamandaré, em Ribeirão Preto
Leonardo
Qual atividade realiza na paróquia?
Leonardo - Pastoral da Juventude
O que motivou sua ida para a Jornada Mundial da Juventude?
Leonardo - Encontrar com jovens do mundo inteiro que seguem o mesmo caminho que o meu. E estar presente no maior encontro da juventude católica mundial, com o Santo Padre.
Como foi participar de um evento mundial que reuniu milhares de jovens? Relate um pouco da experiência.
Leonardo - Foi simplesmente incrível. Um momento único. Foi lindo ouvir dois milhões de vozes rezando a mesma oração que você, mas cada um na sua língua. Saber que a religião católica tem grande futuro com a juventude.
Você foi escolhido por sorteio para ser um dos representantes da delegação para participar de um encontro com o Papa. Como foi esse encontro?
Leonardo - Eu fui sorteado, enviei meus dados, porém houve um problema na organização da jornada, então não chegou para nós e para alguns outros grupos brasileiros, a credencial que me colocaria na frente do altar. Então presenciei esse momento junto com o grupo.
Que experiências foram marcantes na convivência com os jovens de outros países?
Leonardo - O fato de todos estarem lá pelo mesmo motivo, um encontro com Jesus Cristo. E é impressionante ter dois milhões de jovens por esse motivo
O que mais chamou a sua atenção na Espanha?
Leonardo - O me chamou mais atenção em Madri e nas outras cidades espanholas que visitei foi a grande força católica que eles têm por lá. Mesmo com todos os protestos “contra” a Igreja Católica, percebemos que também há muitos jovens, adultos e idosos católicos, que nos receberam muito bem.
Como você vê o carinho e apreço que o Papa e a Igreja têm manifestado pela juventude?
Leonardo - Esse apreço e carinho se fundamentam pelo fato da juventude ser o futuro do catolicismo, temos o dever de passar adiante a religião. Assim como meus pais me levaram desde pequeno a igreja fazendo com que o catolicismo passasse de geração em geração, assim deve ser feito também no futuro. A Igreja e o Papa nos veem como o futuro.
Fonte: www.arquidioceserp.org.br
0 comentários:
Postar um comentário